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Perfil de Investidor

DMIF II - Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros

Promover uma maior transparência | Aumentar a proteção ao investidor | Adequar as decisões de investimento às características do investidor.

  • Transparência
  • Proteção
  • Adequação
  • Transparência na negociação dos instrumentos financeiros

    A DMIF II vem reforçar a transparência das transações nos mercados de instrumentos financeiros, quer no período de pré-negociação quer de pós-negociação, assim como o reporte deinformações às autoridades competentes. Para tal, introduziu um conjunto de medidasna atividade de intermediação financeira:

    Reporte às autoridades competentes, nomeadamente em Portugal à CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, das transações realizadas nos diversos instrumentos financeiros, dentro ou fora de mercado regulamentado, identificando o instrumento negociado, preços e quantidades negociadas e os intervenientes (comprador e vendedor) envolvidos em cada negócio, entre outros.

    Adoção de uma política específica para assegurar a melhor receção e transmissão de ordens sobre instrumentos financeiros quando os bancos ou outras sociedades financeiras atuam por conta dos seus Clientes. Consulte a Política de Receção e Transmissão de Ordens do Banco Best assim como o relatório relativo ao ano 2021.

    Prestação de informação sobre custos e encargos associados aos diversos produtose serviços quer ex-ante quer ex-post à negociação ou transação dos mesmos.

    Disponibilização de informação relativamente à natureza, funcionamento e riscos dos diversos produtos e serviços financeiros, assim como o seu enquadramento fiscal e o seu mercado-alvo.

    Divulgação de informação sobre as contrapartidas pecuniárias ou de outra natureza recebidas de terceiros pelos intermediários financeiros e seus colaboradores.

    Proteção ao investidor na prestação de atividades e serviços de investimento

    A DMIF II introduziu um conjunto de medidas com o objetivo de reforçar a proteção doinvestidor, entre as quais se destacam:

    Classificação de Clientes em diferentes tipos de investidores: não profissional, profissional e contraparte elegível. Esta classificação tem implicações na proteçãodada ao investidor, no âmbito dos diversos produtos e serviços adquiridos, uma vez que a mesma corresponde a maior ou menor proteção. O grau de proteção definido pela DMIF II é tanto maior quanto menor se estima que sejam os conhecimentose experiência do Cliente relativamente aos mercados e instrumentos financeiros, sendo os Clientes não profissionais os que beneficiam de maior proteção.

    Registo de evidências de todos os contactos com Clientes que antecedam a realização de transações sobre instrumentos financeiros. A gravação de conversas telefónicas ou de comunicações eletrónicas que envolvam ordens de Clientes é justificada para reforçar a proteção dos investidores, melhorar a supervisão do mercado eaumentar a segurança jurídica no interesse das empresas de investimento e dos seus Clientes. Esses registos deverão assegurar que existam elementos comprovativos dos termos de quaisquer ordens dadas pelos Clientes e da sua correspondênciacom as transações executadas pelas empresas de investimento, bem como elementos que permitam detetar quaisquer comportamentos que possam ser relevantes em termos de abuso de mercado, nomeadamente quando as empresas negoceiam por conta própria.

    Prestação de informação sobre custos e encargos associados aos diversos produtose serviços quer ex-ante quer ex-post à negociação ou transação dos mesmos.

    Disponibilização de informação relativamente à natureza, funcionamento e riscos dos diversos produtos e serviços financeiros, assim como o seu enquadramento fiscal e o seu mercado-alvo.

    Divulgação de informação sobre as contrapartidas pecuniárias ou de outra natureza recebidas de terceiros pelos intermediários financeiros e seus colaboradores.

    Caso as ordens sejam comunicadas pelos Clientes através de outros canais quenão o telefone, essas comunicações deverão ser efetuadas através de um suporte duradouro tal como correio, correio eletrónico ou documentação de ordens de Clientes efetuada em reuniões. Por exemplo, o conteúdo de um contacto pessoal com um Cliente poderá ser registado em ata.

    Adoção de uma política de gestão de conflitos de interesse nas atividades de intermediação financeira. Consulte a Política de Conflitos de Interesses do Banco Best..

    Reforço das ações de formação aos colaboradores que prestam informação sobre produtose serviços financeiros ou que prestam serviços de consultoria para investimento.

    Adequar as decisões de investimento às características do investidor

    Com o objetivo de ajustar os produtos e serviços às características do investidor, nomeadamenteaos seus conhecimentos e experiência, capacidade para suportar perdas, tolerânciaao risco e objetivos e necessidades, a DMIF II prevê que os produtores (criadoresde produtos financeiros) passem a definir para cada produto ou serviço um mercado-alvo.

    Este mercado-alvo pode ser subdividido em:

    Mercado-alvo Positivo: identifica as características dos investidores para os quais o produto em causa é particularmente indicado.

    Mercado-alvo Negativo: identifica as características dos investidores para os quais o produto em causa não é indicado, sendo inclusivamente desaconselhável a sua aquisição por parte de investidores com estas características.

    Ao responder ao questionário de perfil de investidor, iremos ajudá-lo a identificar quaissão as suas características em termos de conhecimentos e experiência, capacidade para suportar perdas, tolerância ao risco e objetivos e necessidades, podendo assim, em função da informação sobre o mercado-alvo de um determinado produto, facilmente perceber se este é ou não indicado para si.



    Bea

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