Conheça as diferenças
A palavra-chave deste produto é a diversificação do risco, aplicando-se a máxima popular ‘não pôr os ovos todos no mesmo cesto’. É gerido por profissionais (entidades gestoras), que reúne as poupanças dos investidores (participantes), investindo-as diversificadamente por diferentes tipos de ativos, por temas/ tendências, por setores de atividade ou por regiões, entre outros. Não garante o capital investido nem uma rentabilidade, existindo o risco associado aos ativos que o compõem, bem como o potencial de retorno associado à valorização desses mesmos ativos.
É um fundo de investimento negociado em bolsa que segue um cabaz de ativos, replicando um índice. Por ex. ao comprar um ETF que replica o S&P500 está a investir nas empresas que compõem este índice através de um único produto. Entre as vantagens destacam-se a diversificação (investe em vários ativos), a facilidade de investimento (não precisa de tanto conhecimento nem perde tempo com análises individuais de ativos), a liquidez (são transacionados como as ações) e os baixos custos (são geridos de uma forma passiva).
É o gestor do fundo que escolhe os ativos que compõem o fundo e a estratégia de gestão, com o objetivo de superar um índice de referência.
É o investidor privado que seleciona o ativo subjacente e a estrutura do ETF, de forma a igualar a sua performance (diferenças de estrutura podem modificar as performances - ex: alavancagem).
Depende dos ativos que compõem o fundo (risco baixo a muito alto) e da estratégia do gestor. Não tem garantia de capital e de retorno.
Depende do risco do ativo subjacente e da estrutura do ETF. Não garante capital nem retorno. Podem ser alavancados - elevado risco.
Junto da sociedade gestora, apenas uma vez por dia. São regulados por diretivas europeias.
Em bolsa - como se fosse uma ação, com a regulação da bolsa respetiva. O preço de compra e venda é conhecido.
Menor - liquidação da subscrição ou resgate é refletida no património em média três dias (depende do fundo) após a ordem. Só é possível resgatar após liquidação da subscrição.
Liquidação da compra ou venda é refletida no património três dias após a ordem. Existe possibilidade de day trade.
A tributação destes tipos de ativos é distinta. Para mais informações, consulte o guia fiscal.
n.a.
Comissão de gestão refletida automaticamente na cotação.
Comissão de gestão refletida automaticamente na cotação e comissões de corretagem.
Qualidade de crédito + diversificação
Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações
0€ de comissão de subscrição até 7 de dezembro.
Descubra as ferramentas do Banco Best que ajudam a simplificar os seus investimentos
Conheça a análise mensal sobre os mercados financeiros e performance dos fundos de investimento selecionados pelo Banco Best.
Tudo o que precisa para investir
Analise ao detalhe as rentabilidades passadas dos fundos que pretende e tome uma decisão mais informada.
Saber maisCompare vários fundos do seu interesse e decida qual a melhor opção para si.
Saber maisNovidades exclusivas sobre os mercados financeiros e performance dos fundos selecionados pelo Best.
Saber maisConstrua uma carteira de investimentos à sua medida, em função do seu perfil de investidor.
Saber maisApp Best Bank
Invista com o Banco Best
Aproveite as vantagens
A diversificação dos investimentos reduz o risco em que incorre. Os fundos e ETF investem em vários ativos diferentes, muitas vezes com pouca correlação entre si ou mesmo com correlações negativas, o que diminui ainda mais o risco da carteira. Como diz a sabedoria popular "não coloque todos os ovos no mesmo cesto".
Os fundos e ETF são formas de consolidação dos investimentos de muitos pequenos investidores, conseguindo assim angariar ativos suficientes para conseguirem beneficiar de custos substancialmente mais baixos que um investidor particular, nomeadamente de transação ou research.
É possível subscrever ou resgatar a generalidade dos fundos numa base diária, permitindo aos investidores rapidamente entrarem ou saírem do mercado sempre que o desejarem. No caso, dos ETF o facto de serem negociados em mercado e a existência de market makers, que têm como função providenciar liquidez no mercado, tornam ainda mais simples a entrada e saída de mercado.
Os fundos e ETF permitem aceder a uma variedade de mercados e ativos internacionais que dificilmente seriam possível a um investidor individual. Dada a sua composição e mínimos de investimento reduzidos, o investidor acede a uma carteira diversificada de ativos de uma forma simples, rápida e com pequenos montantes de investimentos.
A maioria dos investidores não possuem os conhecimentos ou o tempo necessários para se dedicarem à gestão da sua carteira. Ao investirem através de Fundos ou ETF, beneficiam de equipas de profissionais dedicados altamente especializados na gestão das carteiras e controlo de riscos.
Alterações nas suas cotações? Esteja sempre a par através de alertas por SMS ou email.
É um fundo de investimento que tem UP em número fixo, com uma duração pré-determinada. Após a oferta inicial, o fundo deixa de admitir mais subscrições. Para se tornar subscritor de um fundo de investimento fechado tem de adquirir as UP na emissão inicial, ou posteriormente, através da compra das unidades já emitidas em mercado secundário. As UP só podem ser resgatadas no fim da vida do fundo.
É um fundo cujas UP são em número variável. As UP são emitidas e resgatadas a qualquer altura. Um fundo aberto tem liquidez permanente pois as UP podem ser resgatadas a qualquer momento, ou seja, o fundo de investimento vai entregar o seu valor ao participante e anular as UP resgatadas.
Nos fundos de capitalização os rendimentos são reinvestidos no próprio fundo. A rentabilidade destes fundos corresponde à diferença entre o valor de resgate e de subscrição das respetivas UP, não havendo qualquer distribuição de rendimentos.
São os fundos de investimento que distribuem rendimentos periodicamente. A rentabilidade dos fundos de distribuição corresponde à soma de duas componentes: o rendimento distribuído mais a diferença entre o valor de resgate e de subscrição das respetivas UP.
São as partes que compõem o fundo de investimento. Ao comprar UP, o participante no fundo fica titular de uma parte correspondente do património de valores que o compõem.
Podem ser cobrados vários tipos de comissões:
As comissões de gestão e de depósito, que consistem num valor percentual anual do património diário do fundo e estão incorporadas no cálculo do valor das UP. São cobradas pela sociedade gestora e pela instituição depositária e variam de acordo com a sociedade gestora e com o tipo de fundo.
As comissões de subscrição e de resgate, que incidem sobre o total do valor do investimento. Para o cálculo do valor das UP não se inclui este tipo de comissões.
Pergunte à sua assistente digital que está sempre disponível para o ajudar no seu dia a dia.
Os vencedores estão todos no Best