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Strong Customer Authentication
A SCA - Strong Consumer Authentication ou autenticação com maior segurança - é uma das principais alterações da normativa da Diretiva de Pagamentos 2, criada para aumentar a segurança dos pagamentos eletrónicos. As novas regras aplicam-se quer aos bancos tradicionais como também aos TPPs (por norma Fintechs que passaram a ter acesso dentro do sistema de pagamentos de transações online).
Fatores de autenticação
A SCA é uma forma de autenticação obrigatória em toda a União Europeia, que será implementada nos próximos meses sempre que faça uma compra na internet.

O objetivo é verificar a identidade dos Clientes através de 2 ou 3 fatores, entre as seguintes possibilidades:
- Algo que o Cliente tem (ex: o telemóvel)
- Algo que o Cliente sabe (ex: uma senha ou password), e
- Algo que o cliente é (ex: impressão digital ou reconhecimento facial).
Quando são solicitados
Estes fatores serão pedidos quando:
- Realizar uma compra de comércio eletrónico na União Europeia;
- • Introduzir os dados do seu cartão num website para pagamentos futuros mesmo que não faça uma compra nesse momento (por exemplo, compra no Continente Online, Netflix ou Amazon, ou até nas app TVDE como a Free Now, Bolt ou Uber).
Etapas
Este processo de compra será feito em 3 etapas:
- Introdução dos dados do seu cartão para pagar o que encomendou
- Autorização da compra de forma segura na App do Best;
- Voltar ao website onde estava a fazer a compra, verifica que o pagamento foi autorizado e assim conclui o pedido.
Mais segurança
No Best procuramos simplificar a forma de usar o seu Banco sempre com a maior segurança possível.

Aplicamos várias regras de segurança, as quais permitem detetar comportamentos considerados “fora do padrão” e, como tal, podemos solicitar-lhe verificação adicional da sua identidade através destes sistemas de SCA. São medidas para evitar sustos e problemas na sua vida.

Relembramos que na app Best Bank pode gerir os seus cartões em tempo real: bloquear, desbloquear, cancelar, pedir substituição do cartão, comunicar extravios, entre outras opções.

Caso suspeite de alguma operação “desconhecida” na sua conta, contacte o Best através da app Best Bank, do website ou do 218 855 375 (dias úteis, das 8h às 20h).