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Autenticação Forte
A Autenticação Forte é uma das principais alterações trazidas pela Diretiva de Pagamentos 2 (PSD2), criada para uniformizar o mercado de pagamentos europeu e aumentar a segurança de transações eletrónicas. As regras de autenticação forte aplicam-se aos Bancos, prestadores de serviços equiparados (e.g. Fintechs) e também aos comerciantes online.
Fatores de autenticação
A Autenticação Forte é obrigatória em toda a União Europeia para as transações online. À semelhança do que já acontece quando acede ao website ou à app, em breve, quando fizer uma compra na internet, passa a ser indispensável também a autenticação forte.

O objetivo é tornar as operações mais seguras, verificando a sua identidade através de 2 ou 3 fatores:
- Algo que o Cliente tem (ex: o telemóvel)
- Algo que o Cliente sabe (ex: uma senha ou password), e
- Algo que o cliente é (ex: impressão digital ou reconhecimento facial).
Quando é aplicável a Autenticação Forte?
Os fatores de autenticação forte serão necessários quando:
- Realizar uma compra de comércio eletrónico na União Europeia;
- Introduzir os dados do seu cartão num website para pagamentos futuros mesmo que não faça uma compra nesse momento (por exemplo em hipermercados Online, Netflix ou Amazon, ou até nas app TVDE como a Free Now, Bolt ou Uber).
O que devo fazer para utilizar os cartões do Best em compras online?
Para continuar a fazer compras online sem sobressaltos e com ainda mais segurança:
- Confirme que tem os seus contactos atualizados no Best, em especial o telemóvel de segurança adicional SMS;
- Instale a app MB WAY e associe os cartões do Best ao seu telemóvel;
- Assegure que os seus cartões estão associados ao serviço 3D Secure, através do site, em Para o Dia a Dia – Cartões – Compras Online ou, se tiver dúvidas, contacte o Banco.
Como serão as compras online com autenticação forte?
Sempre que efetuar compras em sites de comerciantes seguros identificados com o símbolo 3-D Secure ou Verified by VISA e ao inserir os dados do seu cartão Best, vai aparecer uma mensagem que lhe dará indicação do método de autenticação para aquela transação.

O processo de compra terá 3 etapas:
- Introdução dos dados do seu cartão para fazer a transação;
- Autorização da compra de forma segura na app MB WAY;
- Regresso à plataforma onde estava a fazer a compra, verificação que o pagamento foi autorizado e conclusão da transação.

Note que alguns comerciantes poderão ainda manter o SMS como método de autenticação.

Em sites de comerciantes não aderentes ao protocolo 3-D Secure – Verified by VISA e para garantir maior segurança nas suas transações, utilize o serviço MB NET para gerar cartões temporários virtuais associados ao seu cartão real. Desta forma, os dados do seu cartão real nunca são disponibilizados.
Mais segurança
No Best procuramos simplificar a forma de usar o seu Banco sempre com a maior segurança possível.

Aplicamos várias regras de segurança, as quais permitem detetar comportamentos considerados “fora do padrão” e, como tal, podemos solicitar-lhe verificação adicional da sua identidade através destes sistemas de autenticação forte. São medidas para evitar sustos e problemas na sua vida.

Relembramos que na app Best Bank pode gerir os seus cartões em tempo real: bloquear, desbloquear, cancelar, pedir substituição do cartão, ou comunicar extravios, entre outras opções.

Em caso de suspeita de alguma operação “desconhecida” na sua conta, deve contacte o Best através da app Best Bank, do website ou da Linha de Apoio ao Cliente.