Ignorar ligação
Ignorar ligação
Ignorar ligação

Pictet Water R EUR

Sabe qual a percentagem de água potável no nosso planeta?

Conheça o fundo que investe na indústria da água a nível mundial.

Comprar

A água é um dos recursos mais importantes do nosso planeta

 

A preocupação com a sustentabilidade dos recursos naturais está, cada vez mais, presente no nosso quotidiano.

A água é um dos recursos mais importantes no planeta. No entanto, apenas 0,25% da água é potável.

A dificuldade no acesso à água – conhecida por "Water Stress" – tem vindo a aumentar nos últimos anos, estimando-se que em 2020 cerca de 30% a 40% da população mundial viva em zonas onde o "Water Stress" seja evidente.

A dimensão deste problema é tal que os governos necessitam, cada vez mais, do envolvimento de empresas privadas na modernização e construção de novas infraestruturas.

Até 2030, será necessário um investimento anual superior a mil milhões de dólares de modo a assegurar uma infraestrutura hídrica globalmente eficaz.

Uma das formas de obter exposição direta ao setor da água, é investir em ações de empresas ligadas ao seu fornecimento e tratamento, bem como nas empresas que procuram fornecer soluções para o desafio global da água, com enfoque na gestão e desenvolvimento de novas tecnologias.

Através do fundo de ações PICTET-WATER R EUR, cuja entidade gestora é a Pictet Asset Management, é possível obter uma exposição ao setor da água de forma abrangente e global, uma vez que este fundo investe em ações de empresas que se dedicam ao abastecimento e serviços de tratamento e abastecimento de água, bem como a empresas associadas ao desenvolvimento de tecnologias ligadas ao "ouro azul" e serviços ambientais.



Porquê investir no sector da água?

 

0,25% é a percentagem de água potável no nosso planeta. A restante é salgada, poluída ou está nas zonas polares.

1/3 será o aumento de consumo de água entre 1900 e 2025, quando a população mundial terá quadruplicado.

$1 bn é a previsão dos gastos anuais até 2030.

4% - 6% é a taxa anual de crescimento da indústria dos serviços hídricos a nível global.



O que precisa de saber sobre o fundo

Sendo um fundo de investimento, pode implicar a perda do capital investido. Uma vez que este fundo é constituindo por ações associadas ao setor da água (classe de risco 5), os investidores poderão considerar este fundo numa perspetiva de diversificarem a sua exposição aos mercados de ações, tendo por base um investimento temático inserido nas mega tendências, onde o horizonte temporal deverá ser superior a 7 anos. Assim, ao mesmo tempo que poupa e investe a longo prazo, poderá extrair valor do conceito associado ao tema da água.

Este fundo conta com uma equipa de gestão suportada por um conselho consultivo de especialistas no setor, que presta apoio através de análises e opiniões sobre os indicadores globais de crescimento e perspetivas da problemática da água.

Investe numa carteira equilibrada resultante da diversificação geográfica e da combinação entre ações defensivas com ações de crescimento (mais arriscadas). Em termos históricos, em média, o fundo investe entre 50 a 80 ações de empresas mundiais. De acordo com os dados de início de maio 2018, o fundo detinha exposição a 60 empresas.


 


Este fundo é adequado para investidores com as seguintes características
Conhecimentos e experiência Situação financeira Tolerância ao risco Objetivos e necessidades Horizonte temporal mínimo
Iniciado, Informado, Avançado ou Experiente Sem garantia de capital Médio SRRI 5 Crescimento Longo prazo >Maior que 5 anos


Logótipo da marca Pictet Asset Management com simbolo de leão e datação do ano 1805 a cor vermelha

A Pictet Asset Management foi pioneira em investimentos temáticos no setor da água através do lançamento do fundo Pictet-Water no dia 20 de janeiro de 2000.

É especialista na gestão de ativos e disponibiliza soluções e serviços de investimento aos investidores em todo o mundo.

Com 835 colaboradores, distribuídos por 17 escritórios em todo o mundo, possui ativos sobre gestão no valor de 151 mil milhões de EUR numa gama alargada de estratégias de ações, obrigações, alternativas e multiativos.

 

Medidas de rendibilidade, calculadas em Euros, sendo a data final a indicada e a data inicial a mesma um ano antes.

Os valores divulgados têm implícita a fiscalidade suportada diretamente pelos organismos de investimento coletivo. Na esfera do investidor, pessoa singular ou coletiva, recaem ainda impostos sobre os rendimentos distribuídos e mais-valias obtidas no resgate, conforme regime fiscal em vigor, descrito em detalhe na documentação legal do fundo. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das Unidades de Participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). O investimento no organismo de investimento coletivo pode implicar a perda do capital investido.

Uma redução dos riscos de investimento pode ser alcançada através de uma abrangente diversificação dos investimentos por diferentes classes e tipos de ativos financeiros. O Banco Best considera que uma concentração superior a 15% do património depositado no Banco Best num único ativo financeiro, incluindo a aquisição/subscrição do presente produto, implica um acréscimo dos riscos de investimento.

A presente informação não dispensa a leitura do documento de Informação Fundamental ao Investidor e do Prospeto do fundo de investimento disponível neste site.

A presente comunicação tem um caráter meramente informativo e não deve ser entendida, em nenhuma situação, como uma proposta contratual, nem como uma recomendação de investimento. Eventuais informações sobre instrumentos financeiros têm um caráter padronizado e carecem de verificação das circunstâncias pessoais do investidor no momento da subscrição. Os Clientes deverão informar-se sobre as características do instrumento financeiro apresentado antes de qualquer decisão de investimento.