Ignorar ligação
Ignorar ligação
Ignorar ligação

ETF

Diversifique, diversifique, diversifique.

Os ETF replicam a evolução de um índice bolsista e são negociados simplesmente como se fossem ações.

Uma forma eficiente de diversificar a sua carteira de investimentos.

SIMPLICIDADE A BAIXO CUSTO

Invista nos mercados financeiros ou em ativos, sem precisar adquirir direta e individualmente cada uma das ações.

DIVERSIFIQUE

Invista em carteiras de ativos diversificadas em termos de mercados ou setores.

iShares, Vanguard e UBS

A maior oferta de ETF registados em Portugal para si.

APP BEST MOBILE

Aceda ao mobile trader, pesquise títulos, negoceie e consulte os principais mercados.

BOLSA EM TEMPO REAL

Acompanhe ao segundo a evolução da sua carteira e dos seus títulos favoritos.

SEMINÁRIOS GRATUITOS

Aprenda com os nossos especialistas de trading. Partilhe experiências e dicas sobre mercados financeiros.

Banco Best ganha prémio Rankia Portugal para melhor correctora de ETF

Prémios Rankia Portugal

Melhor Corretora de ETFs

Veja os 652 Exchange Traded Funds (ETF) que fizeram do Best
a escolha dos leitores do Rankia.

Saber mais

Top ETF

Ignorar ligação
Ignorar ligação

Na sequência da entrada em vigor da MIFID II, a Euronext efetuou alterações no tick size, isto é, no preço mínimo que um título pode variar em mercado. Por exemplo, neste momento, o preço mínimo de variação das ações dos CTT é de 0,002 EUR (anteriormente o tick size era de 0,001 EUR). No caso do BCP, não ocorreu alteração. Consulte a profundidade de mercado para verificar o tick size aplicado a cada título especificamente (em função do número de casas decimais e em função do preço mínimo de alteração dos títulos). Os novos critérios estabelecidos para o tick size são definidos pela Euronext em função do intervalo de preço e em função do intervalo da média de negócios efetuados. Após registar uma ordem, confirme o estado a sua instrução em Área de Cliente | Património | Histórico de Operações. As suas ordens podem ser rejeitadas pela Bolsa se estiverem em desconformidade com os novos critérios estabelecidos para o tick size.

Ignorar ligação
 

Carlos Almeida, diretor adjunto de investimentos do Banco Best explica o que são os ETF, que riscos apresentam e o que os distingue de outros produtos de investimento.

Diversidade: são uma forma simples, eficiente e barata de ganhar exposição a diversos ativos e mercados financeiros, permitindo diversificar a carteira. Com os ETF é possível investir em todos os componentes de um índice bolsista sem custos adicionais, garantindo um desempenho semelhante ao do próprio índice. Com a vantagem adicional de o produto ser gerido por uma sociedade gestora.

Disponibilidade: podem ser transacionados a todo o momento, dependendo do preço que apresentem no mercado bolsista.

Liquidez: há liquidity providers a introduzirem continuamente ordens no mercado, garantindo a liquidez dos ETF e a possibilidade de realização de operações.

Transparência: os emitentes divulgam periodicamente detalhes da composição de cada ETF e do respetivo Net Asset Value (NAV), o que confere uma referência do valor do investimento base deduzido dos respetivos encargos, traduzindo o valor real do ETF.

Eficiência de custos: a negociação tem custos reduzidos, pois os ETF podem ser negociados em mercado. As comissões de gestão são também normalmente mais reduzidas que as dos fundos de investimento.

Sim, conheça as diferenças entre os vários tipos de ETF:

  • Trackers: Replicam um determinado índice ou cabaz de ações, possibilitando investir num determinado setor económico, num país ou numa região numa única transação. São indicados para investidores que pretendem uma redução dos riscos, pois evitam os que são inerentes ao investimento em apenas uma empresa ou setor.
  • Trackers alavancados: Replicam a performance de um determinado índice ou conjunto de ativos. Procuram obter performances numa proporção superior à variação dos seus ativos subjacentes, recorrendo normalmente a instrumentos derivados.
  • Gestão ativa: Equipas de investimento selecionam uma carteira de ativos, com base em estratégias pré-definidas, research e processos de investimento. Replica-se o índice subjacente investindo nos ativos que o compõem, permitindo assim obter maiores retornos face ao ativo subjacente, controlo de risco e volatilidade.
  • Exchange Traded Commodities (ETC): Replicam a performance de índices de determinadas matérias-primas ou permitem a exposição direta, sem negociarem futuros ou realização de entrega física de commodities, como o ouro, prata, níquel e zinco.
  • Reverse: Títulos negociados em bolsa, cujo desempenho é contrário à evolução do ativo subjacente associado. Beneficiam das descidas momentâneas dos mercados de ações. Os Reverse ETF deverão ser considerados numa ótica de curto-prazo, por forma a beneficiar de eventuais, e pontuais, desvalorizações dos mercados.
  • Reverse alavancado (Ultra Short): Estes ETF assumem as mesmas características de um Reverse ETF com um fator de alavancagem associado. Replicam duplamente a posição inversa do comportamento diário do respetivo ativo subjacente.
  • Exchanged Traded Notes (ETN): São títulos de dívida sem garantia, ligados ao desempenho de um determinado índice. Foram criados com o objetivo de conjugar as características de uma obrigação e dos ETF. O principal fator de risco que afeta o valor do ETN é a notação de rating do emitente: se ocorrer uma revisão negativa do rating do emitente, mesmo que não se verifique uma alteração no índice subjacente, o valor do ETN pode descer.

O emitente de cada ETF deve garantir que os preços de negociação no mercado (que seguem a relação de procura e oferta) mantêm uma relação próxima da performance do índice subjacente (o valor teórico do fundo). O preço de um ETF reflete o valor do índice que replica através de uma fração. Por exemplo: se o índice se apresenta a 5.000 pontos, o ETF estará a cerca de 5€.

Uma vez que os ETF pretendem replicar a evolução de um índice, os seus lucros ou prejuízos correspondem ao desempenho desse índice, dos quais é retirada uma comissão de gestão.

Por outro lado, os dividendos pagos pelos componentes do índice são acumulados no desempenho do ETF, o que é diluído quando o mesmo paga o dividendo. O ETF pode ainda pagar dividendos da mesma forma que os fundos tradicionais ou optar pelo reinvestimento desses rendimentos.

Qualquer ordem introduzida no site do Banco Best é enviada, em poucos segundos, para o mercado relevante do ativo selecionado pelo Cliente para transacionar. Dependendo do tipo de ordem (ao melhor, preço limite, etc.), a ordem será executada ou colocada nesse mercado, segundo as regras, regulamentos e leis próprias do mercado.

No caso dos mercados internacionais as ordens poderão, de forma alternativa, ser realizadas contra a carteira própria de investimento do intermediário financeiro escolhido pelo Banco Best para atuar nesse mercado, assegurando o preço mínimo do praticado no mercado relevante.

Quando a ordem é realizada em bolsa, poderá consultar o detalhe de cada atribuição na consulta do histórico de ordens, onde irá obter a informação sobre a quantidade executada assim como o preço e a hora (em GMT). Esta informação poderá ainda ser consultada na comunicação enviada com as Condições da sua compra em Bolsa ou Condições da sua venda em Bolsa.

Com a Conta Margem pode triplicar o seu investimento e o seu potencial retorno, beneficiando de taxas de juro mais baixas. Descubra como.

Veja quais são os ETF que investem naquilo que procura. Escreva a palavra-chave e o Best Guru mostra-lhe todos os produtos onde pode investir.

Mas não é só, conheça também os ETF mais rentáveis e os mais comprados no Banco Best. Pesquise no Best Guru.

Receba a informação que lhe interessa.

Saiba mais