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Tendências
A pandemia mudou a forma como as pessoas vivem, mas também como consomem. O E-commerce, potenciado pelo COVID-19, veio para ficar.
Tecnologia
Todos os setores estão a integrar o E-commerce, estimando-se um volume global de receitas de 5.07 triliões de euros em 2027. Aproveite esta oportunidade.
Conhece a diferença entre Fundos e ETF?
Os
Fundos de Investimento são, por norma, investimentos com gestão ativa em que
investe numa carteira de ativos gerido por especialistas, podendo optar por
diferentes estratégias.
Um
ETF (Exchange Traded Funds) investe em réplicas de índices, não havendo
intervenção na escolha dos ativos por parte de um gestor, pelo que são considerados
de gestão passiva.
Por norma, dado que os fundos têm gestão ativa, a comissão de gestão dos fundos
é mais elevada que a dos ETFs. Como os ETFs são cotados em mercado, têm custos de
transação na sua compra e venda.
Os valores de retorno apresentados em moedas diferentes de EUR não estão calculados tendo em conta a taxa de câmbio atual.
Medidas de rendibilidade, calculadas em Euros, sendo a data final a indicada e a data inicial a mesma um ano ou três anos antes.
(1) As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das Unidades de Participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). O investimento no organismo de investimento coletivo pode implicar a perda do capital investido.
Os valores divulgados têm implícita a fiscalidade suportada diretamente pelos organismos de investimento coletivo. Na esfera do investidor, pessoa singular ou coletiva, recaem ainda impostos sobre os rendimentos distribuídos e mais-valias obtidas no resgate, conforme regime fiscal em vigor, descrito em detalhe na documentação legal do fundo.
Uma redução dos riscos de investimento pode ser alcançada através de uma abrangente diversificação dos investimentos por diferentes classes e tipos de ativos financeiros. O Banco Best considera que uma concentração superior a 15% do património depositado no Banco Best num único ativo financeiro, incluindo a aquisição/subscrição do presente produto, implica um acréscimo dos riscos de investimento.
A presente informação não dispensa a leitura do documento de Informação Fundamental ao Investidor e do Prospeto do fundo de investimento disponível neste site, bem como no sitio web da Sociedade Gestora*.
A presente comunicação tem um caráter meramente informativo e não deve ser entendida, em nenhuma situação, como uma proposta contratual, nem como uma recomendação de investimento. Eventuais informações sobre instrumentos financeiros têm um caráter padronizado e carecem de verificação das circunstâncias pessoais do investidor no momento da subscrição. Os Clientes deverão informar-se sobre as características do instrumento financeiro apresentado antes de qualquer decisão de investimento.
A informação relativa à identificação dos mercados de negociação e a indicação da forma de cálculo das unidades de participação encontram-se, entre outras, disponíveis no respetivo prospeto.
(2) Este fundo/ETF não apresenta histórico para cálculo de 1 ano.
(2) Este fundo/ETF não apresenta histórico para cálculo dos 3 anos.
O e-commerce, enquanto megatendência desde o princípio da década, é uma forma inovadora e
prática de compra e venda de bens totalmente feita pela internet. Assim, devido à
digitalização da vida moderna e ao crescimento exponencial da penetração da internet (67,8%
em 2022), não há um único setor que ainda siga exclusivamente os métodos
tradicionais de
negócio.
Adicionalmente, devido à mudança de comportamentos e hábitos de consumo forçada pelo
contexto de pandemia, o comércio eletrónico aumentou significativamente. Estudos da BCG
apontam que, mesmo com o regresso à normalidade, alguns grupos de consumidores revelam
relutância em se descolar às lojas físicas, colocando mesmo essa ideia de parte.
Tudo indica
que o mercado do e-commerce vai continuar a prosperar durante muito mais anos.
Na verdade, o
Statista Digital Market Outlook estima que o volume mundial de receitas de E-commerce em
2022 atinja 3.78 triliões de euros ($4.23 tn), apresentando uma taxa de crescimento anual
composto de 10,24% (CAGR 2022-2025), alcançando assim o volume de receitas de 5.07 triliões
de euros ($5.87 tn).
Atualmente, o comércio eletrónico aplica-se a todos os setores e inclui vários modelos de negócio, como B2B (Business-to-Business), B2C (Business-to-Consumer) e C2C (Consumer-to-Consumer). No caso dos marketplaces online B2B, estes oferecem soluções especializadas para várias indústrias, aumentando o seu poder de negociação relativamente aos preços praticados e, consequentemente, melhorando a sua gestão de opex (operational expenditure).
Preocupação constante em melhorar o seu customer-online-experience
Adicionalmente, a procura de marketplaces online B2C tem sido impulsionada
pela maior
aceitação das novas tecnologias e pelo uso intensivo das redes sociais. Além disso, estas
empresas têm uma preocupação constante em melhorar o seu customer-online-experience.
Em relação aos marketplaces C2C, esta modalidade surgiu recentemente, enfatizando a conexão
direta e imediata entre dois consumidores finais, a circulação da economia e o consumo
sustentável – economia circular.
Espera-se um volume de receitas na China de €1.26 mil milhões, com uma taxa média de crescimento anual de 14,13%
Geograficamente, apesar de nos últimos anos as empresas norte-americanas terem dominado o
cenário do e-commerce, estima-se que a China ganhe o primeiro lugar no pódio
brevemente. De
acordo com o HSBC Bank, do total de usuários de internet chineses, 98% fazem-no via telemóvel
e/ou tablet, representando uma penetração de dispositivos móveis 2x superior à dos Estados
Unidos. Além disso, a falta de infraestruturas desenvolvidas nas cidades periféricas, associados
ao forte sistema logístico online chinês, contribui bastante para a liderança das empresas
chinesas no mercado do comércio eletrónico.
Assim, espera-se um volume de receitas na China de 1.26 mil milhões de euros ($1.41bn) em 2022,
que representa uma taxa de crescimento anual composta de 14,3% (CAGR 2022-2025).
Estratégia de investimento
Os dados mostram que o e-commerce é um mercado com um elevado potencial de crescimento. Na
verdade, devido ao aumento da dependência de tecnologia, associada à ainda baixa taxa de
penetração vs o comércio de retalho tradicional, há ainda muito espaço para explorar e,
consequentemente, investir.
Para abraçar o comércio eletrónico, as empresas podem fazê-lo através de duas estratégicas:
modelo de vendas híbrido (vendas físicas e online) ou modelo de vendas singular (exclusivamente
online). Nos dois casos, as empresas conseguem aumentar a sua margem de lucro, devido ao corte
de custos fixos associados à venda física.
As empresas que operam neste mercado e que são “investíveis” no âmbito desta mega tendência,
estão sobretudo nas indústrias dos setores de consumo cíclico e de consumo defensivo.
Quem viu este tema de investimento, também viu:
5G rumo aos 7G, revolução na mobilidade e IA.
Cerca de 25% da riqueza mundial é produzida pelas dez maiores áreas metropolitanas do planeta.
A derradeira fronteira do investimento.