Invista na revolução demográfica
Aproveite as alterações demográficas como bússola para investimentos futuros.
Desde o fim da II Guerra Mundial, o mundo tem sofrido visíveis transições demográficas, caracterizadas essencialmente
pela predominância das faixas etárias mais velhas, expansão populacional nos países emergentes e aumento generalizado
da classe média.
Atualmente, existem mais pessoas no mundo com mais de 30 anos do que jovens (população até aos 19 anos), o que associado
à crescente expectativa média de vida, traduz-se num envelhecimento da população rápido e duradouro.
Esta tendência não é linear à volta do globo: nos países emergentes, a evolução demográfica aponta para o aumento de faixas
etárias mais jovens em idade ativa, representando também mais mão de obra disponível.
Os principais motivos responsáveis para esta situação assentam nos avanços medicinais, a nível da prevenção e tratamento de
doenças e mudança de mentalidades, refletidas na preocupação de um estilo de vida saudável e num maior planeamento familiar.
Assiste-se ainda a uma ampliação da classe média à escala global. Algumas previsões projetam que, em 2030, perto de 50% da população pertença à classe média (+18,3 pontos percentuais em comparação com 2019).
Todas estas transições demográficas e económicas têm um impacto nos padrões de consumo: Os Baby Boomers (geração nascida entre 1946 e 1964), enquanto detentores da maior parte dos ativos do mundo, são os principais dinamizadores da economia de prata (silver economy em inglês).
Atualmente, a economia de prata ultrapassa os cuidados de saúde, os medicamentos farmacêuticos e o turismo para a terceira idade. Os “novos velhos” pretendem aproveitar a sua longevidade com qualidade e satisfação, abrindo portas a vários setores para se insurgirem:
Para as faixas etárias mais avançadas, o conceito de saúde inclui um estilo de vida ativo, tanto ao nível da interação social, quer ao nível de atividade desportiva. Financeiramente falando, esta tendência traduz-se em oportunidades de investimento, uma vez que pode aumentar a competitividade de todas as empresas, bancos e seguradoras que abracem esta tendência.
O sector tecnológico também já encara o envelhecimento populacional como uma oportunidade de negócio, oferecendo soluções para todos os problemas inerentes ao envelhecimento: dispositivos inteligentes para a monitorização de saúde, apps dinâmicas que previnem doenças mentais e meios de transporte com piloto automático que auxiliam a mobilidade condicionada.
Tudo isto é só a ponta do iceberg. O envelhecimento da população é uma tendência com consequências a longo prazo e que acarreta necessidades nunca antes sentidas em várias áreas, traduzindo-se num universo de oportunidades de crescimento para as empresas.