Ignorar ligação
Ignorar ligação
Ignorar ligação

SABIA QUE

Em 2030 a procura de água será 40% superior à oferta

 

4% - 6% corresponde à taxa anual de crescimento global da indústria dos serviços hídricos, o que traduz oportunidades atrativas para os investidores.

Fonte: Pictet-Water Retail Brochure, Pictet Asset Management

 

A água é o sistema de suporte à vida mais importante e não tem substitutos, a sua escassez a par com o forte crescimento da procura a nível mundial traduz-se numa excelente oportunidade de investimento a médio e longo prazo.

E se a fonte secar?

 
 

0,25% é a percentagem de água doce no planeta. A restante corresponde a água salgada, poluída ou presa nas calotes polares, glaciares e gelo eterno.

 

A escassez de água potável é um fator preocupante para a sociedade atual e uma potencial fonte de futuros problemas e até mesmo de guerras entre vários países.

A Terra é formada por 70% de água, só que 97% é salgada, 1,75% está congelada em glaciares e 1,24% é água subterrânea, nem sempre apropriada para o consumo. O que resta é água potável, disponível para os seres vivos, mas também para outras atividades como agricultura e indústria.

A nível mundial, 29 países já estão com problemas de falta de água. Países do Médio Oriente, do norte e do sul de África, além da China e Índia têm dificuldades para aceder a água potável.

A Ásia possui 60% da população do planeta, mas apenas 36% da água doce. No caso da China, em específico, 20% da população mundial está concentrada no país, mas apenas 7% de recursos hídricos estão sob território chinês.

Toda esta carência de água compromete não só a população, mas também, a produção de alimentos e a preservação da biosfera.

 

9X traduz o aumento esperado ao nível da utilização mundial de água entre 1900 e 2025 que superou o crescimento da população mundial, no mesmo período de tempo, que terá quadruplicado.

 

Mais de 1,8 mil milhões de pessoas não têm acesso a uma quantidade mínima segura para o uso humano. Em áreas rurais, o número é ainda pior: oito em cada dez pessoas que vivem no campo não têm acesso à água potável. Estima-se que, até 2050, 4,8 mil milhões de pessoas estarão em situação de stress hídrico, ou seja, com dificuldade de acesso à água potável e ao saneamento básico.

Atualmente, 2,6 mil milhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico. Isso significa que muitos são obrigados a consumir água contaminada ou imprópria para o consumo. Os que mais sofrem são as crianças. Por ano, 1,5 milhão de crianças com até cinco anos morrem em decorrência da ingestão de água não potável, que deixa o organismo muito suscetível ao desenvolvimento de doenças.

 

30% - 40% da população mundial irá viver em zonas de "Water Stress" já em 2020.

 

A dificuldade no acesso à água – mundialmente conhecida por "Water Stress" – tem vindo a aumentar nos últimos anos, de tal forma que se estima que já em 2020 cerca de 30% a 40% da população mundial viva em zonas onde o "Water Stress" seja evidente.

 

4% - 6% corresponde à taxa anual de crescimento global da indústria dos serviços hídricos, o que traduz oportunidades atrativas para os investidores.

 

O problema é de tal forma preocupante que os próprios governos dependem, cada vez mais, das empresas privadas para os ajudar a resolver, uma vez que o investimento público se encontra cada vez mais pressionado.

Assim, a indústria dos serviços hídricos deverá crescer globalmente a uma taxa anual de cerca de 4-6%, apresentando oportunidades atrativas para os investidores.

 

$1 bn corresponde ao montante mínimo de investimento a efetuar até 2030 para garantir uma infraestrutura hídrica globalmente eficaz.

 

Sendo a água o sistema de suporte de vida mais importante de todos e não tendo substitutos, a sua escassez a par com o forte crescimento da procura a nível mundial traduz-se numa excelente oportunidade de investimento a médio e longo prazo.

 

Ao investir neste recurso escasso estará a potencializar os ganhos futuros da sua carteira e a contribuir, igualmente, para uma maior sustentabilidade do planeta.

 

Invista mais à frente

 
 

Como posso investir nesta temática?

Sustentabilidade, Eficiência de Recursos, Carbono Zero e Energias Limpas

 


Sempre que o Funds Selector sofrer alterações, o fundo será identificado com o símbolo .

Medidas de rendibilidade, calculadas em Euros, sendo a data final a indicada e a data inicial a mesma um ano antes.

Os valores divulgados têm implícita a fiscalidade suportada diretamente pelos organismos de investimento coletivo. Na esfera do investidor, pessoa singular ou coletiva, recaem ainda impostos sobre os rendimentos distribuídos e mais-valias obtidas no resgate, conforme regime fiscal em vigor, descrito em detalhe na documentação legal do fundo. As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das Unidades de Participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). O investimento no organismo de investimento coletivo pode implicar a perda do capital investido.

Uma redução dos riscos de investimento pode ser alcançada através de uma abrangente diversificação dos investimentos por diferentes classes e tipos de ativos financeiros. O Banco Best considera que uma concentração superior a 15% do património depositado no Banco Best num único ativo financeiro, incluindo a aquisição/subscrição do presente produto, implica um acréscimo dos riscos de investimento.

A presente informação não dispensa a leitura do documento de Informação Fundamental ao Investidor e do Prospeto do fundo de investimento disponível neste site.

A presente comunicação tem um caráter meramente informativo e não deve ser entendida, em nenhuma situação, como uma proposta contratual, nem como uma recomendação de investimento. Eventuais informações sobre instrumentos financeiros têm um caráter padronizado e carecem de verificação das circunstâncias pessoais do investidor no momento da subscrição. Os Clientes deverão informar-se sobre as características do instrumento financeiro apresentado antes de qualquer decisão de investimento.