Banco Best – Innovative & Award Winning One-Stop-Shop Website For Online Financial Services| High-Yield Savings & Online Banking | Funds, ETFs & Certificates | Stocks, Warrants, Forex, CFDs & Futures | Banco Best. Ao lado de quem vai à frente.
 
Ignorar ligação
Ignorar ligação
Ignorar ligação

Descubra as tendências e fique mais à frente

Com o Radar aceda a dados exclusivos sobre os mercados e performance de fundos de investimento.

Saiba o que marcou o mundo financeiro em Agosto de 2024

  • Análise mercados financeiros
  • Performance
  • "Agosto foi um verdadeiro Thriller"

    Para que não perca de vista o que de mais importante se passou neste mês, destacamos de forma sucinta os principais acontecimentos que marcaram a economia global e os mercados financeiros.

    Destaques

    Jackson Hole: Powell sinalizou o início do corte dos juros. O timing e o ritmo vão depender dos indicadores macro, outlook e avaliação dos riscos.

    Banco do Japão: após uma pausa no ciclo de subida dos juros diretores, perante a elevada volatilidade, reitera que deverá prosseguir a subida dos juros caso os preços subam como esperado.

    Resultados Nvídia: foram positivos mas abaixo das expetativas com impactos nas tecnológicas.

    Facto do Mês:

    Is Volatility back???
    Regressou a volatilidade às ações no final de julho/início de agosto. Setembro e outubro têm uma tendência histórica de maior volatilidade e em novembro temos as eleições nos EUA. A história diz que a diversificação (setorial e por classes de ativos) é a forma adequada de proteger de uma eventual tempestade.

    Ao nível da economia global, o mês foi marcado pelos seguintes fatores e acontecimentos:

    Economia Global

    EUA: confiança dos consumidores atingiu máximos de 6 meses em agosto. Em julho, o IPC e IPP foram menores que o esperado (2,9% YoY e 2,2% respetivamente). As vendas a retalho cresceram 1% MoM (vs. 0,4% esperados).

    ZONA EURO: em agosto, a inflação recuou de 2.6% para 2.2% YoY (na core de 2.9% para 2.8% YoY). O PMI industrial caiu para 45.6 pontos (17º mês de queda). O PMI serviços teve uma ligeira aceleração para 53.3, beneficiando dos Jogos Olímpicos de Paris.

    CHINA: em julho, a produção industrial subiu 5,1% YoY (vs. 5,2% estimado) e as vendas a retalho 2,7% YoY (vs. 2,6% previsto e 2% de junho).

    O acompanhamento da evolução dos mercados financeiros, a par da diversificação de investimentos, é um pilar base para a construção de uma carteira de investimentos adequada. Saiba resumidamente o que marcou os diferentes mercados este mês.

    Mercados

    AÇÕES: mercado comportou-se como um filme de suspense, repleto de reviravoltas inesperadas, mas terminando o mês com uma tendência otimista (com as ações perto dos máximos históricos). A recuperação deve-se aos bons indicadores macro dos EUA (e.g. consumo e inflação) e ao discurso de Powell que inverteram as preocupações com o PMI industrial e com os resultados das Tecnológicas (que levaram a uma correção de quase 10%). Com os índices perto de máximos históricos, dados negativos levam os investidores a sobre reagir (e.g. reação aos resultados da Nvídia). Será que o thriller ainda não acabou?

    OBRIGAÇÕES: subida das cotações e queda das yields da dívida nos EUA e Europa (a França foi a exceção), reagindo aos dados benignos da inflação nos EUA e ao discurso de Powell. A parte longa da curva apresentou maior volatilidade, invertendo a tendência no final do mês com a redução da probabilidade de um corte de 50 bps pelo Fed em setembro (os mercados preveem um corte de 25 bps em setembro e 100 bps em 2024).

    CÂMBIOS: reforço da confiança no início do corte dos juros por parte do Fed leva dólar a desvalorizar face às principais moedas (o EUR/USD passou do patamar 1,08 para 1,10).

    MATÉRIAS-PRIMAS: nem os receios no Médio Oriente pararam a desvalorização do petróleo, com os investidores preocupados com a procura chinesa e com o aumento gradual da oferta pela OPEP+. O ouro atingiu novos máximos históricos com o reforço das expetativas do início dos cortes de juros diretores nos EUA.

    Partindo da sua análise das condições de mercado a cada momento, o Banco Best estabelece a sua visão/posicionamento para cada classe de ativos. Na produção da presente informação não foram considerados objetivos de investimento, situações financeiras ou necessidades específicos dos clientes, não tendo existido na sua elaboração a adequação da informação a qualquer investidor efetivo ou potencial nem ponderadas circunstâncias especificadas de qualquer investidor efetivo ou potencial. A visão apresentada na presente informação reflete apenas o posicionamento do Banco Best. Não constitui uma recomendação de investimento e não pode servir de base à compra ou venda de ativos nem à realização de quaisquer operações nos mercados financeiros.

    Ligeiramente otimistas

    Ligeiramente
                                                                                        otimistas

    Liquidez

    Obrig. Investment Grade

    Ações Globais

    Investimentos Alternativos

    Neutral

    Ligeiramente otimistas

    Obrig. Gov. Europa

    Obrig. Gov. EUA

    Obrig. High Yield

    Obrig. Merc.Emergentes

    Ações EUA

    Ações Europa

    Ações Merc. Emergentes

    Ligeiramente pessimistas

    Ligeiramente otimistas
    Fundos selecionados: 0
    Comparar fundos

    Não é possível comparar mais do que 5 fundos

    Bea

    Ainda tem dúvidas? Nós ajudamos.

    Pergunte à sua assistente digital que está sempre disponível para o ajudar no seu dia a dia.