-Banco Best – Innovative & Award Winning One-Stop-Shop Website For Online Financial Services| High-Yield Savings & Online Banking | Funds, ETFs & Certificates | Stocks, Warrants, Forex, CFDs & Futures | Banco Best. Ao lado de quem vai à frente.
 
Ignorar ligação
Ignorar ligação
Ignorar ligação

Tendências

Fundo de investimento Acatis Gané Value

Deixe-se guiar por uma equipa de especialistas que procura encontrar oportunidades nos mercados de ações e obrigações.

Uma estratégia multiativos com duas filosofias de investimento e duas opções de investimento:
Acumulação e Distribuição


Uma das formas mais simples para quem está a começar a investir, ou porque não tem muito tempo disponível para acompanhar os mercados ou ainda porque possui poupanças mais modestas, é o investir em fundos multiativos, também designados de mistos.

Na prática, o gestor de um fundo misto pode ser comparado a um treinador de futebol que, perante o desenrolar do jogo, pode reforçar a defesa (mais obrigações) ou o ataque (mais ações). Esta flexibilidade e a respetiva diversificação inerente aos fundos mistos potenciam a redução do risco porque dispersam os investimentos e num cenário de queda do mercado revelam um melhor comportamento face aos que apostam maioritariamente em ações.

  • Porque investir
  • Acumulação ou Distribuição
  • Mais informação
  • O fundo Acatis Gané Value Event é um fundo multiativos que combina duas estratégias de investimento distintas. Por um lado, um investimento orientado para o valor (Value Investing), através da aquisição de empresas subvalorizadas de qualidade. Por outro, um timing de investimento motivado por eventos corporativos positivos (Event Driven Investing) permite reduzir o risco de mercado e potenciar os retornos, através da valorização dos ativos.

    Um evento é um incidente que altera a relação preço/valor de uma empresa ou que potencia essa alteração

    Fonte: GANÉ Aktiengesellschaft (2007)

    O fundo procura, através do investimento em ações e obrigações, atingir um retorno comparável com o mercado de ações, mas com um risco e uma volatilidade substancialmente inferiores.

    O fundo investe preferencialmente em empresas de qualidade cotadas na Alemanha, restante Europa e nos EUA. Apesar de a carteira ser concentrada, a equipa de gestão também considera o efeito de diversificação na redução do risco. Por essa razão, o fundo investe em diferentes classes de ativos (ações, obrigações, liquidez), tipos de eventos e períodos de detenção/participação em investimentos individuais.

    Disponível no BEST desde 2017, a classe de Acumulação A reinveste todos os rendimentos e ganhos obtidos pelos ativos em carteira, sendo estes refletidos na cotação do fundo.

    Mais recente, a classe de Distribuição C distribui trimestralmente os rendimentos e ganhos obtidos pelos ativos. Os rendimentos distribuídos em março, junho, setembro e dezembro, pagos 6 semanas após o final de cada trimestre, têm como objetivo a distribuição de 1% por trimestre ou 4% ao ano. Caso o rendimento gerado pelo fundo seja superior ao valor potencial, o diferencial é reinvestido.

    Value Investing

    Investe em empresas de qualidade que se encontram subvalorizadas, isto é, cujo valor intrínseco é superior à sua cotação em bolsa. O processo de triagem e seleção de empresas é feito com base numa análise de 3 etapas e em todas elas é aplicado o GANÉ-Scoring-Model (GSM):

    Negócio: empresas com um modelo de negócio simples, sustentável, com capacidade de defender a sua vantagem competitiva sobre a concorrência, que operam em setores com barreiras à entrada, que demonstrem um potencial de crescimento/valorização.

    Gestão: empresas com uma equipa de gestão competente/sólida.

    Avaliação: empresas com um bom rácio de solvabilidade (Capital Próprio/Dívida) e com um valor intrínseco superior ao preço de mercado, sendo o valor intrínseco calculado através do valor atual dos Cash Flows livres (fórmula de GANÉ). Os investimentos devem ter uma boa margem de segurança. No caso das ações por exemplo, um rendimento esperado de pelo menos 10% p.a. e um rendimento mínimo de 6% p.a, no caso das obrigações.

    Event Driven Investing

    Investe em empresas com valor que estejam a passar por uma fase de alteração na sua gestão ou estrutura de capital, procurando encontrar discrepâncias na cotação de empresas em momentos de reorganização, reestruturação, fusão, ou qualquer outro tipo de evento.

    De acordo com a equipa de gestão, os eventos são incidentes positivos que aumentam o valor intrínseco de uma empresa ou reduzem a diferença entre o preço de mercado e o valor intrínseco. Constituem um bom momento para entrar num investimento e contribuem para reduzir as flutuações de preço desse mesmo ativo.

    Gestão de Risco

    A combinação das duas filosofias na seleção das posições do fundo significa baixo risco de capital, uma vez que investe em empresas consideradas “seguras”, e risco de mercado limitado através da previsibilidade e certeza dos fluxos de pagamento dos ativos (dividendos, potencial de valorização das ações, recompra de ações, juros e reembolso de capital).

    Carteira diversificada por classes de ativos (ações, obrigações, liquidez), tipos de eventos e períodos de detenção/participação em investimentos individuais.

    Carteira concentrada num número limitado de empresas de grande qualidade, que permite um melhor conhecimento e acompanhamento de perto da sua atividade por parte da equipa da Acatis Gané (investir com uma mentalidade de não perda).

    Asset allocation flexível. Não existem limites pré-definidos de investimento por classe de ativos. O fundo pode investir em ações, obrigações ou liquidez desde 0% até 100%.

    Uma reserva de liquidez variável para reduzir potenciais riscos de liquidez e explorar qualquer oportunidade que possa surgir.

    show-more

    Fundos de Investimento.

    Os Fundos de Investimento são, por norma, investimentos com gestão ativa em que investe numa carteira de ativos gerido por especialistas, podendo optar por diferentes estratégias.

    Rentabilidade atual

    Retorno a 1 ano
    Retorno a 3 anos
    A rentabilidade apenas seria obtida se o investimento fosse efetuado durante a totalidade do período de referência.
    Fundos

    Simulação

    Se em tivesse investido por cada Fundo
    0,00€

    O retorno num ano seria:
    Rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras. (1)

    Os valores de retorno apresentados em moedas diferentes de EUR não estão calculados tendo em conta a taxa de câmbio atual.

    Medidas de rendibilidade, calculadas em Euros, sendo a data final a indicada e a data inicial a mesma um ano ou três anos antes.

    (1) As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das Unidades de Participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). O investimento no organismo de investimento coletivo pode implicar a perda do capital investido.

    Os valores divulgados têm implícita a fiscalidade suportada diretamente pelos organismos de investimento coletivo. Na esfera do investidor, pessoa singular ou coletiva, recaem ainda impostos sobre os rendimentos distribuídos e mais-valias obtidas no resgate, conforme regime fiscal em vigor, descrito em detalhe na documentação legal do fundo.

    Uma redução dos riscos de investimento pode ser alcançada através de uma abrangente diversificação dos investimentos por diferentes classes e tipos de ativos financeiros. O Banco Best considera que uma concentração superior a 15% do património depositado no Banco Best num único ativo financeiro, incluindo a aquisição/subscrição do presente produto, implica um acréscimo dos riscos de investimento.

    A presente informação não dispensa a leitura do documento de Informação Fundamental ao Investidor e do Prospeto do fundo de investimento disponível neste site.

    A presente comunicação tem um caráter meramente informativo e não deve ser entendida, em nenhuma situação, como uma proposta contratual, nem como uma recomendação de investimento. Eventuais informações sobre instrumentos financeiros têm um caráter padronizado e carecem de verificação das circunstâncias pessoais do investidor no momento da subscrição. Os Clientes deverão informar-se sobre as características do instrumento financeiro apresentado antes de qualquer decisão de investimento.

    A informação relativa à identificação dos mercados de negociação e a indicação da forma de cálculo das unidades de participação encontram-se, entre outras, disponíveis no respetivo prospeto.

    (2) Este fundo não apresenta histórico para cálculo de 1 ano.

    (2) Este fundo não apresenta histórico para cálculo dos 3 anos.

    Fundos selecionados: 0
    Comprar

    Quem viu este tema de investimento, também viu:

    Bea

    Ainda tem dúvidas? Nós ajudamos.

    Pergunte à sua assistente digital que está sempre disponível para o ajudar no seu dia a dia.

    Pergunte à BEA