Uma estratégia multiativos com duas filosofias de
investimento e duas opções de investimento:
Acumulação e Distribuição
Uma estratégia multiativos com duas filosofias de
investimento e duas opções de investimento:
Acumulação e Distribuição
Uma das formas mais simples para quem está a começar a investir, ou porque não tem muito tempo disponível para acompanhar os mercados ou ainda porque possui poupanças mais modestas, é o investir em fundos multiativos, também designados de mistos.
Na prática, o gestor de um fundo misto pode ser comparado a um treinador de futebol que, perante o desenrolar do jogo, pode reforçar a defesa (mais obrigações) ou o ataque (mais ações). Esta flexibilidade e a respetiva diversificação inerente aos fundos mistos potenciam a redução do risco porque dispersam os investimentos e num cenário de queda do mercado revelam um melhor comportamento face aos que apostam maioritariamente em ações.
O fundo Acatis Gané Value Event é um fundo multiativos que combina duas estratégias de investimento distintas. Por um lado, um investimento orientado para o valor (Value Investing), através da aquisição de empresas subvalorizadas de qualidade. Por outro, um timing de investimento motivado por eventos corporativos positivos (Event Driven Investing) permite reduzir o risco de mercado e potenciar os retornos, através da valorização dos ativos.
Um evento é um incidente que altera a relação preço/valor de uma empresa ou que potencia essa alteração
Fonte: GANÉ Aktiengesellschaft (2007)
O fundo procura, através do investimento em ações e obrigações, atingir um retorno comparável com o mercado de ações, mas com um risco e uma volatilidade substancialmente inferiores.
O fundo investe preferencialmente em empresas de qualidade cotadas na Alemanha, restante Europa e nos EUA. Apesar de a carteira ser concentrada, a equipa de gestão também considera o efeito de diversificação na redução do risco. Por essa razão, o fundo investe em diferentes classes de ativos (ações, obrigações, liquidez), tipos de eventos e períodos de detenção/participação em investimentos individuais.
Disponível no BEST desde 2017, a classe de Acumulação A reinveste todos os rendimentos e ganhos obtidos pelos ativos em carteira, sendo estes refletidos na cotação do fundo.
Mais recente, a classe de Distribuição C distribui trimestralmente os rendimentos e ganhos obtidos pelos ativos. Os rendimentos distribuídos em março, junho, setembro e dezembro, pagos 6 semanas após o final de cada trimestre, têm como objetivo a distribuição de 1% por trimestre ou 4% ao ano. Caso o rendimento gerado pelo fundo seja superior ao valor potencial, o diferencial é reinvestido.
Investe em empresas de qualidade que se encontram subvalorizadas, isto é, cujo valor intrínseco é superior à sua cotação em bolsa. O processo de triagem e seleção de empresas é feito com base numa análise de 3 etapas e em todas elas é aplicado o GANÉ-Scoring-Model (GSM):
Negócio: empresas com um modelo de negócio simples, sustentável, com capacidade de defender a sua vantagem competitiva sobre a concorrência, que operam em setores com barreiras à entrada, que demonstrem um potencial de crescimento/valorização.
Gestão: empresas com uma equipa de gestão competente/sólida.
Avaliação: empresas com um bom rácio de solvabilidade (Capital Próprio/Dívida) e com um valor intrínseco superior ao preço de mercado, sendo o valor intrínseco calculado através do valor atual dos Cash Flows livres (fórmula de GANÉ). Os investimentos devem ter uma boa margem de segurança. No caso das ações por exemplo, um rendimento esperado de pelo menos 10% p.a. e um rendimento mínimo de 6% p.a, no caso das obrigações.
Investe em empresas com valor que estejam a passar por uma fase de alteração na sua gestão ou estrutura de capital, procurando encontrar discrepâncias na cotação de empresas em momentos de reorganização, reestruturação, fusão, ou qualquer outro tipo de evento.
De acordo com a equipa de gestão, os eventos são incidentes positivos que aumentam o valor intrínseco de uma empresa ou reduzem a diferença entre o preço de mercado e o valor intrínseco. Constituem um bom momento para entrar num investimento e contribuem para reduzir as flutuações de preço desse mesmo ativo.
A combinação das duas filosofias na seleção das posições do fundo significa baixo risco de capital, uma vez que investe em empresas consideradas “seguras”, e risco de mercado limitado através da previsibilidade e certeza dos fluxos de pagamento dos ativos (dividendos, potencial de valorização das ações, recompra de ações, juros e reembolso de capital).
Carteira diversificada por classes de ativos (ações, obrigações, liquidez), tipos de eventos e períodos de detenção/participação em investimentos individuais.
Carteira concentrada num número limitado de empresas de grande qualidade, que permite um melhor conhecimento e acompanhamento de perto da sua atividade por parte da equipa da Acatis Gané (investir com uma mentalidade de não perda).
Asset allocation flexível. Não existem limites pré-definidos de investimento por classe de ativos. O fundo pode investir em ações, obrigações ou liquidez desde 0% até 100%.
Uma reserva de liquidez variável para reduzir potenciais riscos de liquidez e explorar qualquer oportunidade que possa surgir.
Ainda tem dúvidas? Nós ajudamos.
Pergunte à sua assistente digital que está sempre disponível para o ajudar no seu dia a dia.