Os Contracts for Difference (CFD) são instrumentos financeiros derivados que lhe permitem efetuar a cobertura de risco ou especular sobre a variação do preço de uma determinada ação, índice de mercado, matéria-prima ou outro ativo subjacente.
Uma vez que os CFD são negociados fora de mercado (OTC), o preço é formulado pelo criador de mercado ( market-maker), tendo por referência o valor de mercado do ativo subjacente.
Os preços de compra e venda de um determinado CFD apresentam um desvio face aos valores de mercado do ativo subjacente, sendo esse diferencial definido pela comissão praticada pelo criador de mercado. O spread aplicado é calculado tendo por base os valores do bid de mercado.
Uma vez que a alavancagem é uma das características dos CFD, a negociação é efetuada através da reserva de margem, ficando "retido" o valor da margem necessária para abertura de uma dada posição (curta ou longa).
O valor da margem é calculado automaticamente sobre o montante da posição (nominal), em função da percentagem exigida para o ativo subjacente – esse valor pode variar entre 5 e 100%.
Cada ativo subjacente tem o seu valor de margem definido, que poderá ser alterado a qualquer momento, atendendo à volatilidade, liquidez e outros fatores.
O investimento alavancado poderá gerar perdas elevadas, que podem exceder o valor investido, assim como ganhos substanciais num curto espaço de tempo.
Se estiver a perspetivar a valorização do ativo subjacente, abra uma posição longa, de forma a beneficiar da subida do preço do ativo subjacente e encerre a posição, recebendo o valor da diferença.
Caso tenha uma visão pessimista da evolução de um determinado ativo, poderá ganhar com a sua eventual desvalorização ao investir em CFD. Para isso, abra uma posição curta, no sentido de beneficiar da descida do preço do ativo subjacente. Se, no entanto, o preço subir em mercado (em vez de descer como era a sua expetativa), vai perder dinheiro. Saiba mais aqui.
O horário de negociação de CFD tem como referência o horário de negociação do ativo subjacente, mas pode haver diferenças. Para mais informações contacte a nossa Trading Desk pelo 707 254 254.
Pode negociar CFD sobre ações pertencentes a 25 bolsas, incluindo 21 CFD sobre futuros de índices de ações.
- Juros de financiamento: os CFD são instrumentos alavancados pelo que haverá um pagamento ou recebimento de juros, em função do tipo de operação e das taxas de juro. Caso as operações sejam fechadas no próprio dia, não haverá lugar ao cálculo de juros.
- Spread: o diferencial entre o preço do comprador e o preço do vendedor.
- Comissão para montantes reduzidos: caso o valor nominal da transação seja inferior aos valores mínimos.
- Custo de empréstimo: na tomada de posições curtas em CFD sobre ações, poderá ser aplicado um custo de empréstimo para short-selling.
- Currency cut : sempre que existirem operações denominadas numa moeda diferente da moeda da conta do investidor, haverá lugar a conversões cambiais.
-
Custo de
carrying cost em CFD com maturidade:
Relativamente aos CFD com maturidade, para posições em aberto (longas ou curtas) superiores a 1 dia, irá incidir um custo de manutenção (
carrying cost) que é calculado com base na margem diária requerida. A taxa a aplicar no cálculo do carrying cost é baseada na taxa relevante de mercado interbancário da moeda do ativo subjacente, acrescido do spread de
carrying cost previsto no preçário.
Carrying Cost=VM x N x (i+s) B
M= Valor da Margem diária exigida
N= Número de dias da posição em aberto
i= Taxa Interbancária relevante do ativo subjacente
s= Spread de Carrying Cost conforme preçário
B= Base, em que é considerado 365 para ativos negociados em GBP, AUD, NZD, SGD, HKD, CAD, ZAR; 360 para as restantes moedas
Fale com a nossa Trading Desk, disponível das 8h às 21h, nos dias úteis e de bolsa, através dos seguintes números:
218 507 758
965 999 254
912 996 254
935 999 254